Campanha Nacional



CANGURISMO NUNCA MAIS!

Canguru – vem de um idioma australiano e significa não sei. Uma das características do animal é dar saltos espetaculares (cf. Aurélio).


Cangurismo – ocorre quando um promotor de justiça é promovido dando um salto desrespeitoso sobre colegas com igual ou maior merecimento que ele. É uma variação do nepotismo, para beneficiar parentes ou afilhados políticos.


Cangurulheiro – é o Conselheiro [membro do Conselheiro Superior do Ministério Público] que cria o promotor de justiça canguru. Costuma usar óleo de peroba, pois nas eleições para o Conselho se apresenta com falso discurso de igualdade.


Caguruzite – doença que faz um promotor de justiça acreditar que tem direito divino de passar a perna nos seus colegas promotores.


Cangurufobia – sentimento de repulsa ao cangurismo. Sustenta a extinção completa desse sistema nepótico.


Cangurufilia – sentimento doentio de simpatia pelo cangurismo. Defende um canguru, com segundas intenções, a de ser agraciado por este e por seu cangurulheiro.


Cangurugonha – é a vergonhosa combinação prévia, ou a reunião feita por cangurulheiros, para definir o canguru da vez.


Na origem, a palavra canguru quer dizer não sei. No cangurismo, ao contrário, quando um promotor canguru salta desrespeitosamente sobre seus colegas, sempre se sabe: ou é esquema familiar ou político.


Participe da Campanha Nacional “Cangurismo Nunca Mais!”. É muito simples. Não adote um canguru. Não alimente a canguruzite. Não inocente um cangurulheiro. Combata a cangurufilia. Repudie a cangurugonha. Valorize a democracia. Clame por isonomia. Exija respeito para todos os colegas. Aplauda a justiça.


Um Ministério Público justo depende mais de atitudes que de silêncio.

.